Ação de Graças pela conclusão dos trabalhos de Revisão dos Temários e Conteúdos Teológicos do Encontro de Casais com Cristo – ECC.


Após cinco anos de exaustivo trabalho a Comissão de revisão celebra missa em ação de graças pela conclusão das atividades. 

O novo material já está disponível para os regionais de todo o País. 

O dia 27 de abril de 2019 foi dedicado para celebrar o êxito de um momento histórico para o Encontro de Casais com Cristo. Depois de cinco anos de muita pesquisa, revisão e atualização de conteúdos, os novos Temários para as reuniões de círculos domiciliares do ECC foram apresentados à própria equipe que desenvolveu o projeto.

O dia, um sábado com o céu completamente limpo e temperatura amena, começou com uma pequena equipe preparando o espaço em um recanto no Distrito de Warta, a 20 quilômetros de Londrina, Norte do Paraná.

Para a celebração da Santa Missa um pequeno altar foi montado num espaço que acomodou pouco mais de 30 pessoas.  

A celebração no período da manhã foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese de Presidente Prudente/SP. que foi Assistente Eclesiástico Nacional do ECC de 2010 a 2018. Neste ato representando Dom Adair José Guimarães, atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC.

Dom Benedito agradeceu a Comissão pelo brilhante trabalho realizado e afirma que a criação dos novos Temários e Conteúdos Teológicos foi “inspiração divina”. Segundo ele, “a criança nasceu bem mais bonita do que a gente pensava”.

O bispo defini o ECC como uma “árvore frondosa” que dá frutos em milhares de paróquias por todo o Brasil. “É um serviço-escola que tem uma forma eficaz de Evangelização em todos os lugares onde acontece”.

A Comissão de elaboração dos novos documentos foi coordenada pelo Pe. Luiz Laudino, da Arquidiocese de Londrina o qual demonstrou estar muito feliz com a conclusão do trabalho e destacou que não foi uma tarefa fácil. “Aquilo que parecia impossível se tornou realidade. Deus foi iluminando e as coisas aconteceram a seu tempo”.

Após o almoço houve um momento onde todos puderam expressar seus sentimentos pelo trabalho realizado. O casal Eddie e Maria Luíza, da Secretaria Nacional do ECC, classificou o resultado como de uma “riqueza extraordinária” e lembrou que muita gente pedia que os Temários e Conteúdos Teológicos fossem atualizados.

O casal Antonio Bandeira e Cleide, também da Secretaria Nacional, informou que o novo material está sendo muito bem aceito em todo o País e que só o Temário N. 1 já alcançou a tiragem de 20 mil exemplares no período de janeiro a abril, podendo chegar a 100 mil exemplares até o final do ano.

Em nome da Secretaria Nacional Dom Benedito fez a entrega de uma placa ao Pe. Laudino em agradecimento pelo trabalho realizado.

Na última atividade do dia, os integrantes da Comissão deram testemunho de como foi o trabalho. Em comum entre eles, apesar de todas as circunstâncias, destacaram a fé e a confiança no projeto, apesar da exaustão em alguns momentos, todos se sentiram honrados em participar do trabalho.

Prestes a completar 50 anos de existência o ECC hoje é uma realidade em todo o Brasil. O grande legado deixado pelo Pe. Alfonso Pastore teve início na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompeia/São Paulo e a primeira versão dos documentos do ECC, contou com a participação do casal Kleber e Laureci, de Porto Alegre, e foi publicado a título experimental em 1984.

Padre Luiz Laudino  e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese de Presidente Prudente/SP

Secretaria Nacional e Equipe revisora dos Temários e Conteúdos Teológicos

Padre Luiz Laudino, Bandeira e Cleide, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Maria Luiza e Eddie.