Oração do XIV Congresso do ECC Região Leste





Por Dom Jóão Maria Messi – OSM –
Bispo Dioc de Barra do Pirái/Volta Redonda


Ó Trindade Santa, um só Deus em Três Pessoas, modelo da família humana, desde sempre e para sempre, Glória a Vós!

Ó Deus, Pai de Infinita Bondade, que sois fonte viva do Amor, da Graça e da Luz, sabemos que sois grande, misericordioso e amável. Olhai com carinho para as nossas famílias.

Como Criador e Senhor de tudo, olhai a vida sagrada e preciosa dos pais e filhos que vos pertencem e, na sua liberdade, pela ação do Espírito Santo são chamados à Santidade plena.

Ó Pai de Bondade, no nosso mundo frio, egoísta e interesseiro, marcado pela cobiça e avareza, fechado em si mesmo, porque não sabe amar; fazei que as nossas famílias se abram generosamente, com dedicação, devotamento e com muito amor a acolher novas vidas, como dom divino, defendendo-as e promovendo-as em todas as suas fases, desde a sua concepção até sua morte natural.

Fazei, ó Pai Misericordioso, que as famílias, como escolas de fé e de comunhão encontrem coragem e novas energias na leitura orante da Palavra. E assim revigorem sua aliança de amor na Eucaristia, Pão da Vida, livres de toda violência física e moral, fomentem a cultura da vida através da maternidade e paternidade responsáveis e promovam a paz e a concórdia na sociedade, construindo a civilização do amor.

Jesus, Maria e José, sois modelos perfeitíssimos de silêncio, recolhimento e oração, de diálogo, humildade e caridade, para as nossas famílias cristãs, alcançai para os casais e seus filhos e filhas a graça de imitar as sublimes virtudes que praticastes na Terra. Dignai-vos proteger todas as famílias envolvidas neste XIV Congresso do Encontro de Casais com Cristo, que imploram Vossa proteção e Vosso amparo. Defendei as nossas famílias de todo e qualquer perigo, tentação ou mal. Socorrei-nos, casais e famílias em nossas necessidades e dai-nos a graça da fidelidade e da perseverança na Aliança.

Sede bendita, ó Santíssima Trindade e indivisa Unidade: Pai e Filho e Santo Espírito. Nós Vos louvamos e glorificamos pelos séculos sem fim!

AMÉM!!!