INSTITUIÇÃO DO BRASÃO


Dom Adair José Guimarães, Bispo Diocesano de Formosa-GO, Assistente
Eclesiástico Nacional do E.C.C. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO®


INSTITUIÇÃO DO BRASÃO


Aos que esta virem, paz e bem da parte do Senhor! Um Brasão representa, através da heráldica, a identidade e ideais norteadores de uma Instituição. Embora o E.C.C. Encontro de Casais com Cristo® possua uma logomarca que o identifica, acreditando ser útil, canônico e oportuna a criação de um brasão, recorrendo a intuição já existente, tendo consultado o Conselho Nacional e contando com a ajuda de um Perito em Ciência Heráldica, Sr. Paulo Roberto Souza Fernandes de Fortaleza/CE, em memória do Jubileu Áureo deste Serviço-Escola às famílias do Brasil, constituímos e aprovamos o brasão do E.C.C., na forma abaixo, com a devida descrição:

A simbologia do Brasão está alicerçada na vida do Casal Católico, na sua existência em Cristo e na Igreja. As alianças são a representação do homem e da mulher, que constituem em si um consórcio íntimo que leva ao bem dos cônjuges e a seus deveres matrimoniais para com a família, Igreja Doméstica. As cores azul, vermelho e branco representam: vermelho, sempre associado ao amor, a doação; branco, está associado a solidariedade, à busca do ser melhor; azul, sinaliza a nobreza, o sacrifício por algo justo e bom.

A Cruz que tem em seus braços outras cruzes representam pacto matrimonial ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole e as propriedades essenciais do matrimônio: a unidade e a indissolubilidade (cân. 1055 e 1056). No mistério do Sacrifício da Cruz, o casal encontra a força da Graça Divina para levar adiante a fidelidade a este estado de vida através da santificação a dois.

A flor-de-lis símbolo de honra, pureza, generosidade e perfeição, mostra-nos o quão é belo o matrimônio. A flor-de-lis é, heraldicamente, uma representação de Maria Santíssima, que além de Mãe de Deus, foi dedicada Esposa de São José.

Descrição heráldica:

Escudo de blau com uma cruz latina de goles perfilada de prata, tendo sobre si 2 alianças de ouro. No campo III, uma cruz formada por 4 pequenas cruzes flordelisadas unidas ao centro pelas hastes vertical e horizontal, tudo de ouro. Ao centro da cruz, um besante de goles. No campo IV, uma flor-de-lis de ouro. No exterior, um listel de ouro, reverso de prata, com as inscrições E.C.C. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO® - 1970 em letras maiúsculas latinas de sable.

Justificativa:

O E.C.C. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO® é um serviço-escola a favor da família e promove a renovação permanente do Sacramento Matrimonial na vida dos casais. As alianças matrimonias e a cruz se entrelaçam, visto que a sustentação da instituição sacramental do matrimônio fortalece-se mediante a Graça Divina que vemdo Santo Sacrifício da cruz, atualizada na celebração da Divina Liturgia Eucarística. A flor-de-lis, que representa a Virgem Maria e São José, modelo de casal cristão, recorda a dimensão sagrada do consorcio sacramental entre o homem e mulher.

Por este ato, instituímos o Brasão Oficial do E.C.C. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO® como acima descritos e determinamos as normas quanto à sua utilização.

1. Que o ECC, com seus regionais, dioceses e paróquias, passem a utilizar este Brasão em substituição a logomarca existente;

2. Que este expediente seja divulgado amplamente por todos os meios de comunicação do E.C.C.;

3. Que ninguém utilize o Brasão do E.C.C. para fins privados e pessoais;

CÚRIA DIOCESANA DE FORMOSA, Rua Olímpio Jacinto, 433 – Centro, CEP: 73.801-400 – Formosa – GO Fone: (61) 3631-8837, E-mail: [email protected]. A sua eventual utilização em divulgações e iniciativas que não sejam do próprio E.C.C. fica sujeita à autorização por escrito da Secretaria Nacional;

5. Ficam vetadas alterações, bem como a introdução de elementos estranhos no Brasão definido, sem o prévio consentimento do Bispo Referencial e do Conselho Nacional do E.C.C.;

6. Cabe a Secretaria Nacional estabelecer ulteriores indicações de utilização do arquivo digital do Brasão e seja providenciado seu registro nacional onde os materiais do E.C.C. são patenteados.

7. Os materiais gráficos que ostentam a anterior logomarca deverão ser usados normalmente até que nas próximas edições sejam contempladas com o Brasão.

Dada aos 30 de abril de 2021, memória de São Pio V, Papa.

Clique Aqui para baixar a versão em PDF