Congresso Nacional do ECC – Belém – Pará



A Arquidiocese de Belém acolheu, carinhosamente, mais de 200 casais, 185 sacerdotes e 10 bispos que participaram do XIX Congresso Nacional do ECC, nos dias 10 a 12 de julho de 2009. Com o tema “Família, Formadora para a Justiça e a Paz” e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” os participantes refletiram sobre o ECC e sua função missionária na evangelização das famílias que tem papel fundamental na educação cristã e social.


Mesa de abertura do Congresso

Nos meses que antecederam o congresso, foram enviadas 16 imagens de Nossa Senhora de Nazaré aos regionais do ECC, imagens estas que percorreram, em peregrinação, todas as dioceses que participaram do congresso, retornando a Belém levados pelos Diretores Espirituais e Casais Regionais.


Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

A missa de envio, celebrada na Basílica Santuário de Nazaré, foi presidida por Dom Antônio Lino e concelebrada por diversos bispos e sacerdotes, na quinta-feira, 9 de julho.


Missa de entrega do Congresso

A palestra de abertura do congresso, com o tema “Família, formadora para a justiça e a paz” foi proferida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.


Dom Orani João Tempesta - orador

Além das palestras, círculos de estudos e painéis, aconteceu, na noite de sábado a Assembleia Nacional durante a qual foi eleita a sede do XX Congresso Nacional. O evento acontecerá em Presidente Prudente, São Paulo, em julho de 2012.


Missa de sábado

A beleza do XIX Congresso Nacional, certamente, foi decorrente do clima de espiritualidade com que as equipes se prepararam para o evento, com destaque para a devoção mariana, característica marcante da cultura da cidade e do caloroso acolhimento com que receberam todos os congressistas.


Acolhida aos congressistas no “Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém


Encenação: Jesus renasce em Belém/PA