MENSAGEM QUARESMAL DO ASSISTENTE ECLESIASTICO NACIONAL


O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1, 15).


 

Amada Família do Encontro de Casais com Cristo (ECC),
Paz e luz!


 

Com a Quarta-Feira de Cinzas iniciamos nosso caminho espiritual de preparação para a celebração da Páscoa do Ressuscitado. O itinerário quaresmal é uma riqueza, ocasião que a comunidade católica vivencia os passos da paixão do Senhor e com isso intensifica a vida de oração, de jejum e da esmola em vista da conversão e do arrependimento e confissão dos pecados cometidos.

O Santo Padre, o Papa Francisco, divulgou no dia 12 de fevereiro deste ano sua mensagem para a quaresma, carregada de bondade e de incentivo a todos nós para vivermos este tempo como crescimento pessoal e amadurecimento no nosso amor a Deus, ao próximo e à Igreja.

O Papa convida a renovar a nossa fé, “neste tempo de conversão”, a obter “a «água viva» da esperança” e receber “com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo”.

O Pontífice nos convida a estarmos “mais atentos em «dizer palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam». Às vezes, para dar esperança, basta ser «uma pessoa amável, que deixa de lado as suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença».”

Convido a Familia ECC, diretores espirituais e casais viverem intensamente a quaresma que Deus nos concede para estarmos mais unidos e próximos uns dos outros e dos que sofrem. Mesmo nesse tempo insólito de pandemia somos chamados a viver a alegria da fé, da esperança e do amor, sendo sinais da entrega total de Cristo que se imolou por nós. Nãos esqueçamos dos nossos irmãos, sobremaneira os pequenos e humildes, os pobres e indefesos, inclusive os nascituros ameaçados pela infâmia do aborto.

Em razão das exigências de distanciamentos e cuidados sanitários, não deixemos de realizar momentos comunitários para a eucaristia, a oração em comum e o exercício da via sacra e outros atos de piedade, bem como atividades de círculos, mesmo virtualmente.

Os diretores espirituais e casais programem momentos internos de intensas orações e preparação à reconciliação. Incentivem a todos a celebrarem a confissão sacramental de forma fecunda.

Coloquemos nas mãos de Deus e da Santíssima Virgem Maria a programações do ECC para este ano, ainda marcado por tantas incertezas que teremos de enfrentar com o dom da fé e da confiança.

Abençoada quaresma a todos. Fazendo a vontade de Deus, vencendo a nós mesmos, com certeza seremos melhores, mas puros e santos com a observância própria desse tempo singular. Que a Imaculada Conceição, Mãe das Família e São José, protetor das famílias, intercedam por todos nós.


 

Dom Adair José Guimarães
Assistente Nacional do ECC
Bispo de Formosa - Go