XVIII Congresso Nacional do ECC



O XVIII Congresso Nacional do ECC aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de agosto, em Natal, RN. Participaram a Secretaria Nacional, os Diretores Espirituais e Casais Regionais, os Diretores Espirituais e Casais Diocesanos (Arqui), casais e sacerdotes especialmente convidados. A sede do XIX Congresso, escolhida durante o evento deste ano, será a Arquidiocese de Belém/PA.

Cerca de 400 casais participaram da missa que deu início às atividades do sábado (18) do XVIII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC). A celebração foi presidida pelo Bispo Emérito de Franca (SP), Dom Diógenes Silva Matthes e concelebrada por 5 bispos e mais de 200 sacerdotes.


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício, destacou a importância do evento para a cidade que o sedia, citando o engajamento de quase 1.000 pessoas da Arquidiocese de Natal, auxiliando na hospedagem, acolhida e demais serviços. Ele lembrou ainda de uma coincidência que foi a realização do Congresso no mesmo ano da comemoração do Triênio do Centenário da Arquidiocese de Natal. "Esta coincidência foi uma graça de Deus. Neste primeiro ano do triênio, nós estamos abordando a família e justamente neste ano tivemos o XVIII Congresso Nacional do ECC.”


Dom José Edson Santana Oliveira, bispo de Eunápolis/BA e Diretor Espiritual Regional Nordeste III, representante do assistente Eclesiástico Nacional do ECC, destacou a organização da equipe que preparou o evento durante dois anos. Segundo o bispo, o encontro tem uma importância muito grande no despertar dos católicos para a fé, sendo a organização essencial para este objetivo. "Não queremos um número maior de católicos. Queremos que os católicos despertem, em especial, as famílias. Eles precisam entender melhor a importância do batismo e o sacramento do casamento. Nosso objetivo é que eles vejem, ouçam e anunciem. Eles estão vendo e ouvindo, agora devem anunciar".

Dom Edson destaca ainda a dedicação da Equipe de Trabalho do Congresso que dá exemplo de fé e ação concreta. "Os congressistas que não residem em Natal estão hospedados em casas de casais que vivenciaram o ECC. Numa época de tanta violência e perigo, quando as pessoas optam por cercas elétricas, é muito bonito ver esse acolhimento a pessoas estranhas".


O dirigente espiritual do Congresso, padre Valdir Cândido, acredita que o fato de Natal sediar o Congresso irá chamar atenção de casais que querem conhecer o ECC ou se reaproximar da Igreja. Ele disse que o evento tem repercussão nas altas instâncias eclesiásticas, sendo um fortalecimento da fé em Deus. "Temos aqui casais de todo o País, unidos pelo mesmo objetivo. O tema do Congresso é bastante profundo e reflete a realidade do papel da família".


Dom Francisco Canindé Palhano, bispo de Bonfim/BA proferiu a 2ª palestra: "Cristo: um rosto a contemplar". (Dom Canindé já foi Diretor Espiritual do ECC na Arquidiocese de Natal/RN e Diretor Espiritual do Regional Nordeste II).


Na Assembléia Nacional do ECC, realizada durante o evento, presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, foi eleita, por unanimidade, a sede do XIX Congresso, que será a Arquidiocese de Belém/PA.


A Secretaria Nacional do ECC: Antônio Olímpio e Celinha, Dom Edsom, Darli e Maria Helena.