Campo Grande/MS, sedia o XV Congresso da Região Centro-Oeste do ECC


Campo Grande sediou, entre os dias 27 e 29 de julho, o XV Congresso da Região Centro-Oeste do ECC. O evento foi realizado nas dependências do Colégio Dom Bosco, no Centro da Capital Sul-Mato-Grossense, para 259 casais e 65 religiosos inscritos.

O casal coordenador-geral, Eddie Gutemberg e Maria Luiza, explica que todo o preparo da estrutura montada com carinho para os participantes teve início há quatro anos após o encerramento do XIV Congresso em Sinop (MT), quando foram escolhidos para estar à frente do evento.

A partir daí começou não apenas a montagem das equipes, como o preparo espiritual de todos aos olhos de Nossa Senhora da Abadia e sob a orientação do Padre Paulo Sérgio Vital.

Ele recorda que foi um processo intenso, porém simples, com orações, reflexões e momentos de espiritualidade em grupo, sempre focados no tema “ECC -Evangelizando as Famílias a serviço da Paz” e o lema “E novamente eu digo a Paz esteja com vocês como o Pai me enviou, eu também vos envio.” Jo 20, 20-21.

Além disso, imagens peregrinas de Nossa Senhora da Abadia percorreram todas as comunidades católicas de Campo Grande e do Centro-Oeste, unindo todos em oração para o bom andamento dos trabalhos do congresso.

Para as equipes que ajudaram a tornar o evento realidade, o início das atividades começou “oficialmente” com a Missa de Envio no dia 26 de julho, véspera da abertura aos congressistas. Ela foi celebrada pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e concelebrada pelo assistente eclesiástico nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da diocese de Presidente Prudente (SP).

Com a força conferida pelo Espírito Santo, o preparo do colégio para as atividades do congresso começou logo no dia seguinte até a chegada dos congressistas, recebidos com muita alegria pela equipe de Acolhida.

Após o credenciamento, já com pastas em mãos e crachás no pescoço, os participantes tomaram um café e foram direto ao auditório para a cerimônia de abertura e palestra, ministrada por Dom Dimas.

Ele recordou que o tema do congresso reforça o assunto trabalhado pela Campanha da Fraternidade e para que contornar o problema da violência seja possível, é necessário voltar a atenção à transmissão da fé na Igreja Doméstica, já que os ensinamentos de Jesus devem ser repassados aos filhos “desde o colo”.

O segundo dia do evento foi bem mais intenso, com várias atividades. O início não poderia ser diferente: com a Celebração Eucarística no próprio auditório. Fortalecidos pelo Cristo Vivo, os congressistas acompanharam palestras sobre a família como berço da harmonia e da paz, a importância da formação, a igreja enquanto comunidade a serviço da unidade e da paz e sobre os perigos da ideologia de gênero para a família.

Além disso, houve vários painéis com diversos temas ministrados por representantes de diversas comunidades e paróquias, círculos, teatros, música e momentos de confraternização durante as refeições.

O encerramento se deu com uma belíssima liturgia dedicada à Nossa Senhora, quando o pátio do colégio ficou iluminado à luz de velas diante da imagem da Senhora da Abadia.

No último dia, os congressistas ouviram, como os valores cristãos mudam a família e tiveram uma palestra com Dom Benedito sobre a importância de se conhecer o Documento Nacional com as diretrizes do Encontro de Casais com Cristo, além de mais uma rodada de círculos.

O encerramento foi com a Santa Missa e ao final foram apresentados os novos membros da direção do ECC na Região Centro Oeste: Diretor Espiritual Padre Lécio e o casal Queiroz e Nazaré - Regional Centro-Oeste, Diretor Espiritual Padre Roberto e o casal Brasil e Fátima - Regional Oeste 1, Diretor Espiritual Padre Reginaldo e o casal Dionizio e Gilma - Regional Oeste 2.

Também estava presente o novo assistente eclesiástico nacional nomeado pela CNBB: Dom Adair José Guimarães, Bispo responsável pela diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Ele substituirá Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da diocese de Presidente Prudente (SP).

Entre os congressistas ficou o desejo de reencontro daqui a quatro anos novamente em Sinop (MT) para o XVI Congresso da Região Centro-Oeste. Entre as equipes de trabalho, a gratidão em servir, sempre protegidos pelo manto sagrado de Nossa Senhora da Abadia, que Ela continue iluminando a todos, para que sejamos sempre sal da terra, luz do mundo (Mt 5, 13-14).

Padre Paulo Vital (Diretor Espiritual do Congresso), Dom Gentil (Bispo Emérito de Sinop), Dom Mariano (Bispo Auxiliar de Campo Grande), Dom Dimas Lara Barbosa (Arcebispo de Campo Grande), Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo de Presidente Prudente e Atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC), Dom Adair José Guimarães (Bispo de Rubiataba-Mozarlândia/GO e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC 2018/2021), Padre Lucivan Santana Andrade (Diretor Espiritual Oeste 2, Dom João Gilberto (Bispo de Jardim/MS)

Dom Adair José Guimarães (Bispo de Rubiataba-Mozarlândia/GO e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC 2018/2021), Dom Dimas Lara Barbosa (Arcebispo de Campo Grande), Dom Gentil (Bispo Emérito de Sinop), Dom Mariano (Bispo Auxiliar de Campo Grande)

Plenário Teatro Dom Bosco Abertura do Congresso

Reunião de Círculo

Apresentação de um dos 14 painéis

Plenário Teatro Dom Bosco no Domingo Encerramento do Congresso

Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo de Presidente Prudente e Atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC), com os Diretores Espirituais e Casais Regionais 2014/2018 - Diretor Espiritual Pe. Lucivan e o casal João Dias e Beatriz - Oeste 2, Diretor Espiritual Dom Adair e o casal Humberto e Sonia – Centro Oeste e Diretor Espiritual Pe. Paulo Vital e o casal Teles e Nelci - Oeste 1

Secretaria Nacional – Antônio Bandeira e Cleide, Dom Adair José Guimarães (Bispo de Rubiataba-Mozarlândia/GO e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC 2018/2021 ), Eddie Guttemberg e Maria Luiza e Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo de Presidente Prudente e Atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC)

Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo de Presidente Prudente e Atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC)

Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo de Presidente Prudente e Atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC), com os novos Diretores Espirituais e Casais Regionais 2018/2021 - Diretor Espiritual Pe. Reginaldo e o casal Dionizio e Gilma - Oeste 2, Diretor Espiritual Pe. Roberto e o casal Brasil e Fátima - Oeste 1 e Diretor Espiritual Pe. Lécio e o casal Queiroz e Nazaré – Centro Oeste.

Diocese de Campo Grande entrega pasta para a Diocese de Sinop que sediara o XVI Congresso da Região Centro Oeste do ECC

Padres Congressistas