XVIII CONGRESSO DA REGIÃO LESTE DO ECC UBERABA/MG - 03 de julho de 2021


Marcados pela pandemia do Corona vírus, e impedidos de realizar como convencionalmente de costume, realizou-se no dia 3 de julho de 2021, no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Uberaba, o XVIII Congresso da Região Leste do ECC.

Previsto inicialmente para acontecer presencialmente com a participação de centenas de pessoas entre Diretores Espirituais e Casais, foram necessárias várias adaptações daquilo que se imaginava, para um evento híbrido, presencial e virtual. Assim, todas as equipes foram rearticuladas, investindo-se mais, em mecanismos para realizar a transmissão de um evento on-line.

Assim, trilhamos este longo caminho marcado por meses com incansáveis reuniões, pois a Região Leste foi a primeira a realizar o Congresso nesta modalidade. Confiantes na ação do Espírito Santo e na capacidade dos envolvidos, realizamos, mesmo frente aos desafios e reajustes técnicos, o tão esperado Congresso de forma Virtual.

A participação presencial contou apenas com o Assistente Eclesiástico Nacional - Dom Adair José Guimarães, os casais da Secretaria Nacional, Diretores Espirituais e Casais Regionais dos Regionais Leste 1 e Leste 2 atuais e os que assumiram a missão durante o Congresso para dar continuidade aos trabalhos em ambos regionais. Presente também o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto; o Diretor Espiritual do Congresso, Pe. José Edilson da Silva e o Casal Coordenador, Nadir e Cristina. Os Diretores Espirituais, Casais Setoriais Regionais e (Argui)diocesanos participaram de forma on-line das atividades reservadas e da Assembleia.

O Congresso foi aberto para participação dos casais que vivenciaram o ECC nas atividades comuns. Dentre as muitas atividades aconteceu também a Assembleia da Região onde foi aprovada a proposta de alteração do Documento Nacional e escolha da Diocese que irá sediar o XIX Congresso da Região Leste, com a participação apenas dos Diretores Espirituais e Casais Regionais presentes e Diretores Espirituais e Casais Diocesanos, por vídeo conferência.

Diante das exigências sanitárias do momento de pandemia, contamos com a participação mínima de casais nas equipes de trabalhos essenciais que estiveram presentes além de técnicos na área de informática, responsáveis pelas transmissões das palestras, painéis e testemunhos apresentados que em sua maioria foi gravada anteriormente pelos casais e sacerdote, apenas algumas palestras foram ministradas presencialmente.

Mesmo temerosos desta nova realidade, mas confiantes na ação do Espírito Santo, assumimos a missão de realizar o XVIII Congresso da Região, como de fato aconteceu.

Gratidão ao nosso Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que foi um grande incentivador para que tudo acontecesse. Que Deus conduza sempre mais este Serviço-Escola e nos faça cada dia avançar para águas mais profundas.

Participantes do XVIII Congresso da Região Leste

Pe. Edilson, Pe. Ildomar, Dom Paulo, Dom Adair, Pe. Jan Sopic

Pe. Ildomar e o Casal Tião e Zeze

Pe.Ildomar e o Casal Ricardo e Vânia

Pe. Ildomar e o Casal Eddie e Maria Luiza

Pe. Ildomar e o casal Acaiaba e Eliene

O Casal Nadir e Cristina, Pe. Ildomar, o casal Ricardo e Vania e o Pe. Edilson