Mensagem de Dom Antônio Lino, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC



Em fevereiro de 2007

Iniciamos há poucos dias o Tempo da Quaresma. A Igreja nos propõe, na liturgia, uma caminhada de conversão para Deus e para a fraternidade com os irmãos. Esta mudança de vida não se consegue sem as práticas de “penitência”, oração, jejum e partilha, na observância da espiritualidade quaresmal rumo à celebração da Páscoa do Senhor.

A CNBB, nesta quaresma, lança para todo o Brasil mais uma Campanha da Fraternidade (CF-2007), este ano com o Tema “Fraternidade e Amazônia” e o Lema “Vida e Missão neste chão”.

O ECC (Encontro de Casais com Cristo), Serviço da Igreja para a Evangelização da família, tem formado centenas de casais na Região Amazônica, nos Regionais Norte I (Amazonas e Roraima), Norte II (Pará e Amapá) e Noroeste (Acre, Rondônia e parte do Amazonas) que, depois se engajam nas Comunidades locais como famílias cristãs, agentes de pastorais e cidadãos mais conscientes na transformação da sociedade.

As “formações“ para casais, em Belém, Manaus e em Rio Branco, envolvendo tantos que chegavam depois de horas e horas de viagem de barco, junto com sacerdotes missionários generosos que acompanhavam os seu leigos, nos ajudaram a compreender melhor a realidade da Amazônia.

Também o Conselho Nacional do ECC, formado por casais e diretores espirituais de todos os Regionais da CNBB, se reuniu, nestes últimos anos, em cidades daquela Região. A integração maior do Serviço ECC e os desafios da evangelização na Amazônia tornaram-se mais acentuados, com a realização do Congresso Nacional do ECC na cidade de Rio Branco/AC, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2005 e no Congresso da Região Norte realizado em Belém/PA, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2006.

Minha palavra é de apoio e incentivo a todos os casais, àqueles que se doam nos encontros do ECC em todo o Brasil e, àqueles que, vivenciando as três etapas deste serviço eclesial, perseveram, com alegria, simplicidade e gratuidade, atuando nas suas Comunidades, missionários de uma Nova Evangelização.

Acolhamos a proposta da CNBB, para que a CF-2007 consiga alcançar seu grande objetivo: “Conhecer a realidade em que vivem os povos da Amazônia, sua cultura, seus valores e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, e lançar um chamado à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento à luz dos valores humanos e evangélicos, segundo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmente a dos mais pobres, e com toda a natureza.”

Por Dom Antônio Lino Silva Dinis.
Bispo Diocesano de Itumbiara –GO
Assistente Eclesiástico Nacional do ECC.