ECC Regional Noroeste



O Regional Noroeste do ECC realizou, na Diocese de Ji-Paraná (RO), o 3º Retiro Espiritual para Casais Diocesanos, Setoriais e Dirigentes de 3ª Etapa. Apesar da grande distância que separa as Dioceses deste Regional, o evento contou com a presença expressiva de participantes, que optaram por micro-ônibus fretados, o que serviu para estreitar laços de unidade, fraternidade e partilha entre os casais. Uma religiosa, Ir. Eva Clementina, da Diocese de Rio Branco e Frei Gilberto, da Arquidiocese de Porto Velho, acompanharam suas delegações e participaram em todos os momentos.

O Retiro teve como pregador o Pe. Obelino, da Diocese de Guajará-Mirim (RO), que conduziu as reflexões sobre o tema “Discípulos Missionários na Amazônia”.

No verão amazônico, em que as estradas de chão batido, com suas peculiaridades, se tornam trafegáveis, é tempo favorável ao Regional Noroeste para visitar e promover formações nas Dioceses, onde o acesso no período invernoso só é possível por via aérea. Assim, foram contempladas nos meses de julho e agosto as Dioceses de Humaitá e Cruzeiro do Sul, sendo que esta última já se prepara para sediar a 14ª Reunião do Conselho Regional, no mês de novembro.