CANONIZAÇÃO DE IRMÃ DULCE DOS POBRES


Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós!

Às 10h15 deste domingo dia 13 de outubro de 2019, no XXVIII domingo do tempo comum, na praça São Pedro no Vaticano, o Santo Padre Papa Francisco celebrou a Santa Missa e presidiu o ritual de canonização de cinco novos Santos entre eles Irmã Dulce Lopes Pontes (1914-1992), o Anjo Bom da Bahia, a primeira Santa nascida no Brasil.

Irmã Dulce foi beatificada em 2011, e passou a ser reconhecida como "Bem-Aventurada Dulce dos Pobres". A Solenidade de Beatificação foi presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador.[

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce iniciou sua vida de doação ao próximo muito cedo, aos 13 anos, quando transformou a casa dos pais num lar de acolhida e atendimento a mendigos e doentes. A casa ficou conhecida como “A portaria de São Francisco”, devido à quantidade de carentes que se aglomeravam a sua porta.

Entre os diversos estabelecimentos que Irmã Dulce fundou está o Hospital Santo Antônio construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio em Salvador/BA, hoje abriga um dos maiores complexos de saúde brasileiro com 100% dos atendimentos pelo SUS. São cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano.

As obras de caridade de Irmã Dulce além de ser referência nacional ganharam repercussão pelo mundo e o nome da Santa é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo.

O Evangelho de hoje não poderia ser mais adequado à celebração de canonização de Irmã Dulce. A cura do leproso por Jesus Cristo (Lc 17,11-19) nos remete à preocupação dos seus assistidos.

A história da Santa nos mostra que com fé e perseverança podermos fazer a diferença